domingo, 27 de fevereiro de 2011

Thomas Wedgwood-Celso Orsini Ardengh/6/8B

THOMAS WEDGWOOD
Thomas Wedgwood nasceu em maio 14 de 1771 (educado na Etúria) e morreu em 10 de julho de 1805(no condado de Dorset).

Thomas nasceu em uma grande geração de  fabricantes de ceramica. Desde sua juventude ele apreciava muito a arte e passou boa parte de sua vida com pintores escultores e até poetas a quem ele era capaz de ser um patrono após a morte de seu pai em 1795.Também passou um tempo de sua curta vida estudando crianças. Suas tentativas de criar imagens permanentes pela luz pode ter sido uma tecnica de auxilio na melhoria do ensino, o que o fez inventar sua propria fotografia. Thomas nunca casou e portanto não teve filhos. 
 Thomas Wedgwood


O PIONEIRO DA FOTOGRAFIA 

Thomas foi o primeiro a copiar imagens visíveis quimicamente. Fez várias experiências com luz, calor e nitrato de prata. Usou potes de cerâmica revestidos com nitrato de prata, papel e couro tratado, tendo maior sucesso com o último. No início, tentou imagens com "câmera obscura", mas não teve sucesso.
Criou a forma de reproduzir imagens em papel, por contato direto em papel tratado e em vidro, reproduziu pinturas transparentes, por contato direto e exposição ao sol.
Thomas desenvolveu a técnica de reprodução de imagens que conhecemos hoje. Este processo era realizado expondo ao sol, papel tratado com nitrato de prata, que depois ia para um quarto escuro, obtendo a silhueta do objeto desejado.



 Fotografia feita em 1790 por Thomas Wedgwood famoso por sua geniosidade com tecnicas de capturar imagens (neste caso silhuetas de folhas). 

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Ângelo Sala/Por:Gabriel Saruhashi,8B,12

Retrato de Angelo Sala


Angelo  Sala

Ângelo Sala (1576-1637), era um italiano nascido em Vicenza, químico e médico. Seus experimentos foram de extrema importância para a invenção da fotografia. Em 1614, demonstrou que o nitrato de prata era escurecido pelo Sol, assim como o papel que estava próximo, e publicou suas descobertas. Sala não foi o único personagem importante para a invenção da fotografia, muitos outros ajudaram. Sala nunca se formou em uma universidade, mas aprendeu química em Veneza. Os estudos de Sala na medicina e química foram grandes e com forte influência de Paracelsus. Sala concentrou seus estudos na identidade da química e o papel dos átomos nas transformações químicas, graças a esses estudos houve um grande avanço compreensão das reações químicas e que as substâncias são compostas de combinações químicas de outras substâncias. 
Um pouco da história de sala:
Ângelo Sala venho de uma família pobre, seu pai era um artesão fiandeiro, Bernhardino Sala. Pelo que se sabe, Sala nunca se formou em uma universidade, mas sabemos que ele tinha conhecimentos de medicina e aprendeu e praticou com muitos sucessos experimentos químicos em Veneza. Morou com a família por algum tempo em Genebra, Suíça, onde começou a seguir os adeptos do calvinismo antes de seguir o serviço dos Duques de Mecklenburg-Güstow , na Alemanha, inclusive servindo como médico para as tropas alemães . Depois, foi supervisor real das farmácias dos territórios da corte de Anton Günther do grão-ducado de Oldenburg. Nos anos seguintes morou em Hamburgo, onde praticou e ensinou medicina. Foi convidado para ser médico pessoal de Johann Albrecht, Duque de Mecklenburg-Güstow, em Güstow, Alemanha, e depois foi  médico de seu sucessor, o duque Gustav Adolph, em Bützow, onde repentinamente morreu, aos 61 nos
Paracelsus, famoso médico, físico, alquimista e astrólogo suíço

Bibliografia: