THOMAS WEDGWOOD
Thomas Wedgwood nasceu em maio 14 de 1771 (educado na Etúria) e morreu em 10 de julho de 1805(no condado de Dorset). Thomas nasceu em uma grande geração de fabricantes de ceramica. Desde sua juventude ele apreciava muito a arte e passou boa parte de sua vida com pintores escultores e até poetas a quem ele era capaz de ser um patrono após a morte de seu pai em 1795.Também passou um tempo de sua curta vida estudando crianças. Suas tentativas de criar imagens permanentes pela luz pode ter sido uma tecnica de auxilio na melhoria do ensino, o que o fez inventar sua propria fotografia. Thomas nunca casou e portanto não teve filhos.
Thomas Wedgwood
O PIONEIRO DA FOTOGRAFIA
Thomas foi o primeiro a copiar imagens visíveis quimicamente. Fez várias experiências com luz, calor e nitrato de prata. Usou potes de cerâmica revestidos com nitrato de prata, papel e couro tratado, tendo maior sucesso com o último. No início, tentou imagens com "câmera obscura", mas não teve sucesso.
Criou a forma de reproduzir imagens em papel, por contato direto em papel tratado e em vidro, reproduziu pinturas transparentes, por contato direto e exposição ao sol.
Thomas desenvolveu a técnica de reprodução de imagens que conhecemos hoje. Este processo era realizado expondo ao sol, papel tratado com nitrato de prata, que depois ia para um quarto escuro, obtendo a silhueta do objeto desejado.
Fotografia feita em 1790 por Thomas Wedgwood famoso por sua geniosidade com tecnicas de capturar imagens (neste caso silhuetas de folhas).