quarta-feira, 2 de março de 2011

Carl Wilhelm Scheele \ Por David nº 10 8B

Carl Wilhelm Scheele (1742-1786)

   Contribuição para a fotografia:

Carl Wilhelm Scheele foi um importante químico pois ajudou para o desenvolvimento da fotografia. Ele ajudou a fotografia com o descobrimento de que o enegrecimento dos sais de prata era feito devido a ação da luz. Também em 1777 Scheele descobriu que o amoníaco poderia ser utilizado como um fixador.  

   Biografia:

Carl foi um químico farmaceutico de origem alemão-sueca, isto é, trabalhava com a pesquisa e descoberta de químicos, substâncias, produzindo farmacéutico. Nascido na Pomerânia que na época era dominada pela Suécia. Foi descobridor de muitas substâncias dentre elas o oxigênio. Scheele começou sua carrera como aprendiz de boticárioem Gotemburgo. De lá trabalhou em Estocolmo como farmacéutico, de 1770 até 1775 em Uppsala, e por último em Koping onde morreu. Seus estudos levaram à descoberta do oxigênio e do nitrogênio entre 1772-1773. Scheele também foi descobridor de diversos elementos químicos e compostos sendo exemplos deles o cloro e o àcido nítrico. Descobriu um processo semelhante a pasteurização onde se aquecia o alimentos para eliminar microrganismos patogênicos, ou seja, que são nocivos ao ser humano. Scheele morreu trabalhando, pois como era químico sempre estava perto de substâncias perigosas como vários químicos da época. Morreu prematuramente, aos 43 anos, devido ao descuído com a queda de um vidro de ácido cianídrico (HCN).

Bliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Wilhelm_Scheele

Abu Ali al-Hasan Ibn Al-Haitham-Lucas Amil/no21/8B

Abu Ali al-Hasan Ibn Al-Haitham também conhecido por Alhazen nacseu no ano 965 em Basra e morreu no ano de 1040 na cidade do Cairo. Ele era fisico e matemático. Escreveu numerosas obras notáveis sobre os fenómenos da refracção da luz, principalmente sobre o nascer e o por do sol.


AlhazenEsse é um autoretrato do Alhazen
Johann Heinrich Schulze
Johann Heinrich Schulze foi um professor e polímata(pessoa que tem vários conhecimentos sobre diversos assuntos) alemão. Ele estudou medicina, química, filosofia e teologia. Sua maior contribuição para a história da fotografia foi sua descoberta de que alguns sais de prata escureçem na presença de luz. Com um de seus experimentos feito em 1724 ele determinou que uma mistura de prata e carvão refletiam menos luz do que a prata não-oxidada (não enferrujada). Mesmo que suas técnicas não ajudassem a preservar a imagem, quando o sal de prata continuava a escurecer na presença de luz, sua nova técnica permitiu usar os fundamentos de trabalhos posteriores após a fixação da imagem. A  primeira fotografia feita usando as técnicas dos sais de prata desenvolvida por Johann Heinrich foi feita 100 anos depois por Joseph Nicéphore Niépce na França.















Fotografia feita por Joseph Nicéphore Niépce na França em 1826
Matheus Veloso 8B 26